Estados e propriedades da mat ria II
Cândido Portinari
David Willian Lopes Brito
Kamila Stephanie de Moraes Marques
Professora Cândida Rolim de Moura, 23 de março de 2015.
Estados e propriedades da matéria:
A matéria pode apresentar-se nos seguintes estados: sólido, líquido, gasoso e plasma. O que determinará o estado físico em que a matéria irá se apresentar é a proximidade das partículas que a constitui.
1°Sólido: Nesse estado a matéria possui forma e volume definidos e constantes e a proximidade das partículas é muito grande. Por exemplo, o gelo possui forma e volume constante.
2°Líquido: Os elementos que se encontram nesse estado possuem apenas o volume constante e definido, a forma dependerá do recipiente ao qual está inserido, e as moléculas estão mais afastadas do que no estado sólido. A água em estado sólido se converte a líquido.
3°Gasoso: A proximidade das moléculas nesse estado é bem menor, pois as moléculas estão mais afastadas entre si e o movimento das moléculas é bem maior do que nos outros estados, isso faz com que a matéria apresentada nesse estado não possua forma e nem volumes definidos.
1°Fusão: É a passagem do estado sólido para o líquido, neste tipo de mudança há a absorção de energia (processo endotérmico).
2°Solidificação: É a passagem do estado líquido para o sólido, neste tipo de mudança há a liberação de energia (processo exotérmico).
3°Vaporização: É a passagem do estado líquido para o gasoso, neste tipo de mudança há a absorção de energia (processo endotérmico).
4°Condensação (liquefação): É a passagem do estado gasoso para o líquido, neste tipo de mudança há a liberação de energia (processo exotérmico).
5°Sublimação: É a passagem do estado sólido para o gasoso, neste processo há uma grande absorção de energia (processo endotérmico).
6°Ressublimação: É a passagem do estado gasoso para o sólido, neste processo há uma grande liberação de energia (processo