Mudanças de estado físico
1. Estados físicos da matéria: definição.
Os estados físicos da matéria são três: sólido, líquido e gasoso. A matéria é composta por pequenas partículas e, de acordo com o maior ou menor grau de agregação entre elas, podemos definir em que estado se encontram. Quando as moléculas estão umas juntas as outras, a matéria se encontrará no estado sólido, quando as moléculas estiverem nem juntas e nem totalmente agitadas, estará no estado líquido, e quando as moléculas estiverem extremamente agitadas, a matéria estará no estado gasoso.
Mudando-se a temperatura ou pressão podemos fazer com que os corpos passem de um estado para outro. E essas mudanças possuem nomes, para uma matéria passar do estado sólido para o líquido, ela precisa passar por uma fusão. Do líquido para o gasoso uma vaporização, do gasoso para o líquido uma liquefação ou condensação, do líquido para o sólido uma solidificação, e do sólido para o gasoso uma sublimação. Como mostra a figura.
2. Leis da fusão e solidificação
A lei da fusão e da solidificação é a mesma. O ponto de solidificação de uma substância identifica-se com o seu ponto de fusão.
- Primeira lei: sob determinada pressão, a fusão de uma substância pura e cristalina, sempre ocorre à mesma temperatura.
- Segunda lei: se a pressão for mantida constante, durante a fusão cristalina a temperatura permanecerá constante.
2.1 Exemplos: Se pegarmos um cubo de gelo, e fazer com e ele sofra uma mudança do estado sólido para líquido, no nivel do mar, provavelmente a mudança ocorerá quando esse cubo chegar a uma temperatura de 0°C (ponto de fusão da água). O mesmo ocorreria se quisessemos que a água mudasse seu estado líquido para sólido. Ela teria de chegar a 0°C também, sofrendo um prossesso de solidificação.
2.2 Experiência de Tyndall
O físico irlandês John Tyndall, que viveu no século XIX, fez uma experiência que evidenciou os papéis da condutividade térmica e da capacidade térmica.