Materiais Elétricos
Temos como objetivo neste seminário ampliar e compartilhar nosso conhecimento sobre materiais elétricos. Desde a matéria prima ate empresas e novidades do setor. Este setor é suma importância não so para a construção civil, mais para nosso dia a dia.
MATERIAIS CONDUTORES DE CORRENTE ELÉTRICA
Dentre os diversos materiais considerados bons condutores de energia, o aluminio, o cobre e o ouro estão no topo da lista. Além deles podemos citar também, o grafite, o ferro, ligas metálicas, etc.
O mais utilizado em equipamentos e ou instalações elétricas é o aluminio e o cobre, por este motivo citarei alguns aspectos desses dois metais.
COBRE
Estudos comprovam que um dos primeiros metais a ser usado na antiguidade foi o cobre. Usava-se também o ouro, mas era restrito seu uso para objetos ornamentais, portanto o cobre era o metal usado para a fabricação de utensílios. Na procura do material adequado, distinguem-se as grandes idades da pedra, do cobre, do bronze e do ferro.
Uma grande evolução foi quando conseguiu obter o cobre na sua forma líquida (temperatura de fusão de 1083ºC), mas, para isso, foi necessária a invenção de fornalhas. E, a partir dessa evolução, foi possível a invenção de ligas, surgindo assim o bronze.
O cobre puro é, entre os metais, um dos melhores condutores de eletricidade (somente a prata o supera) e, portanto, seu consumo aumentou extraordinariamente, com o desenvolvimento da indústria elétrica. As instalações telefônicas e telegráficas, as centrais hidrelétricas, os motores, os dínamos, os transformadores, os aparelhos de rádio, os cabos e os fios absorvem, hoje, uma quantidade enorme de cobre puro, que não pode ser substituído na maior parte dos casos, por nenhum outro metal. E como as aplicações elétricas se multiplicam, o consumo de cobre torna-se cada vez maior.
FORMAS DE EXTRAÇÃO
Apesar de ser um dos metais menos abundantes da crosta terrestre, o cobre é de fácil obtenção apesar de laboriosa, devido a pobreza do metal nos