Materiais de Laboratório.
O balão de Kitassato, ou de forma mais simples o Kitassato, é um tipo de vidraria de laboratório, normalmente usado junto com o funil de buchner em filtrações a vácuo, constituído de um vidro espesso e um orifício lateral.
Utilização: uma das utilizações do kitassato é verificar a presença de gases, o gás a ser filtrado é injetado dentro da câmara do kitassato através de uma mangueira de teflon e uma segunda mangueira é colocada na saída lateral do recipiente.
O balão de Erlenmeyer é um frasco em balão usado como recipiente no laboratório, inventado pelo químico alemão Emil Erlenmeyer. Feito de material de vidro, plástico, policarbonato transparente ou polipropileno transparente. O balão de Erlenmeyer é ideal para armazenar e misturar produtos e soluções, para cultivos de organismos e tecidos predominantemente usados em titulações. Sua parede em forma de cone invertido evita que algum líquido em seu interior espirre para fora.
Cadinho ou Crisol é um recipiente em forma de pote, normalmente com características refratarias resistente a temperaturas elevadas, onde se fundem materiais à altas temperaturas, o OUVIRES e o ALQUIMISTA usam – no há muitos séculos para purificar o ouro. É hoje aplicada em analises gravimétrica e assim como antes em fundições de substancias como ligas metálicas.
A bureta é um tubo graduado, estreito, com a extremidade inferior alongada, na qual