Materiais de laboratório
A execução de qualquer experimento na Química envolve geralmente a utilização de uma variedade de equipamentos, ou seja, materiais de laboratório que são utilizados para manipulações com finalidades específicas pelos cientistas.
A seguir serão expostos os principais materiais laboratoriais, do tipo: vidraria, metálico e de porcelana e suas descrições e utilizações mais freqüentes.
Equipamentos de Laboratório de Química Argola ou Anel: Ele está preso à haste do suporte universal, usado para sustentar o funil na filtração.
Espátulas: Servem para retirada de porções de reagentes sólidos.
Alça de platina: Usada basicamente em microbiologia. É composto por um fio metálico e pode também ser usada para outros fins.
Tubos de ensaio: É usado para efetuar reações com pequenas quantidades de reagentes.
Vidro de relógio: São pratos de vidro de fundo redondo. Têm múltiplas aplicações no laboratório, mais especificadamente para análises e evaporar pequenas quantidades de substâncias, para evaporar pequenas quantidades de soluções e também, pode ser usado para tapar béqueres e outros recipientes. Não pode ser aquecida diretamente.
Béquer: Usado para transferência e aquecimento de líquidos.
Bastão de Vidro: Serve agitar soluções, auxiliar na filtração e outros fins.
Erlenmeyer: É um frasco de vidro usado para preparar e guardar soluções. Sua forma de cone invertido evita que o líquido em seu interior espirre para fora.
Kitassato: É normalmente usado junto com o funil de Buchner em filtrações (sob sucção) a vácuo. Uma das utilidades dele é para verificar a presença