Materiais de COnstrução
R. H. SOTERO 1,3; SOUZA, I. A.1,3; J. M. RIVAS MERCURY 2,3 1Departamento de Construção civil (DCC) 2Departamento Acadêmico de Química (DAQ)
3Instituto Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (IFET-MA)
Av. Getúlio Vargas, n º 04 – Monte Castelo - CEP 65030-000 – São Luis –MA
soterohot@yahoo.com.br
RESUMO
Neste trabalho apresenta-se o estudo experimental da confecção de tijolos de solos-cimento com substituição parcial do solo por um resíduo chamotado de lama vermelha em quantidades de 40%, 60% e 80% em peso, para os traços 1:8, 1:10 e 1:12, aglomerados com cimento portland do tipo CP ll-Z-32 com10% de água .Para caracterização dos materiais foram ensaiados corpos-de-prova cilíndricos de 5cm de diâmetro por 10cm de altura.,curados após 6 horas de moldagem, e durante os 7primeiros dias, foram mantidos em câmara úmida. Os resultados dos ensaios de resistência á compressão simples e absorção de água para as diferentes substituições da lama vermelha mostraram que os valores obtidos são superiores aos preconizados pelas NORMAS NBR 12025 e NBR 13555, desta forma é perfeitamente viável o uso do resíduo (chamota de lama vermelha) para tijolos de solo-cimento.
Palavras chaves: Lama vermelha, Resíduo, Solo, solo-cimento.
1) INTRODUÇÃO
O modelo de desenvolvimento econômico atual baseado na produção de bens e produtos em grande escala, traz consigo o descarte de resíduos dos processos industriais, a qual afeta o meio ambiente e sua preservação sendo este um dos maiores problemas que atualmente o homem enfrenta [1].
Estudos realizados em 1888 por Karl Josef Bayer com a finalidade de obter alumina a partir da mistura da bauxita com a soda cáustica (NaOH) é o ponto de partida para a produção de alumínio primário (metálico) no processo Halt-Herolt. Este processo industrial conhecido como processo Bayer, gera um resíduo semi-sólido