Materiais de Construção
Introdução
A pasta de cimento é uma mistura de cimento mais água e é utilizada principalmente para vedação de vazamentos ou obstrução de trincas e fissuras em peças de concreto danificadas. A consistência está relacionada ao teor de umidade, dessa forma o ensaio sobre a consistência da pasta de cimento é feito para verificar a quantidade de água que deve ser colocada em uma determinada quantidade de cimento, ou seja, determinar o fator água/cimento, para que a pasta formada esteja dentro das normas da ABNT que regem esse assunto, onde o resultado apresentado no aparelho de Vicat (aparelho utilizado para medir a resistência da pasta) deve ser de 6mm.
Objetivo :
Estabelecer o método de determinação da consistência normal da pasta de cimento portland.
Prescreve método de ensaio para determinação dos tempos de início e fim de pega da pasta de cimento.
Normas utilizadas
NR 580 - 43:2003
NR 11580
Tempo de pega O fenômeno da pega do cimento compreende a evolução das propriedades mecânicas da pasta no início do processo de endurecimento, propriedades essencialmente físicas, conseqüente, entretanto, a um processo químico de hidratação. É um fenômeno artificialmente definido como o momento em que a pasta adquire certa consistência que a torna imprópria a um trabalho. Tal conceituação se estende, evidentemente, tanto à argamassa quanto aos concretos nos quais a pasta de cimento está presente e com missão aglutinadora dos agregados.
Definições:
Pasta de consistência normal:
É a pasta na qual a sonda de Tetmajer penetra umadistância de (6±1) mm da placa base, nas condições estabelecidas na presente Norma.
Importância do Ensaio
A determinação do fator água no cimento se faz necessário para estabelecer melhor rentabilidade em suas aplicações na construção. Pois a quantidade de água no cimentoestá ligada diretamente ao tempo de pega, que por sua vez em vista os tipos deaplicações do material. Além