Materiais de construção mecânica
Aula 01
3.4 - Ferros Fundidos
Introdução Tipos de minérios Beneficiamento do minério Fabricação do ferro gusa (Alto forno) Operação do alto forno Lista de exercício
INTRODUÇÃO
História da utilização do ferro
O Ferro era utilizado desde a pré-história pelos povos antigos da Babilônia, Egito, Pérsia, China, Índia e depois Gregos e Romanos, para a fabricação de armas e utensílios. Ao longo dos tempos a principal fonte de Fe foi o minério de ferro, em óxido.
INTRODUÇÃO
História dos Fornos Primitivos
No início, o Ferro era fundido em fogueiras. Mais tarde foram feitos fornos rudimentares a carvão vegetal: Tipo poço fechado, Tipo de forja catalã, o processo de redução direta (ferro era obtido no estado pastoso, alta viscosidade). Misturado com as impurezas do minério. Este metal apresentava-se em geral relativamente dúctil, mole e maleável. A diferença entre estes fornos era que no de forja catalã, o Fe “absorvia” carbono.
TIPOS DE MINÉRIO
O minério de ferro é a principal matéria prima do alto forno, dentre os minerais que contem ferro tais como: Os óxidos, carbonatos, sulfetos e silicatos. Os mais importantes para a indústria siderúrgica são os óxidos, sendo eles:
Magnetita (Fe3O4) - Corresponde a aproximadamente 72% de ferro e 28% de oxigênio, de coloração cinza escura a preta, densidade 5,16 g/cm3. É altamente magnética, permitindo sua separação fácil de resíduos indesejáveis do minério (canga). Hematita (Fe2O3) - Corresponde a composição, aproximada de 70% de ferro e 30% de oxigênio, sua cor varia de cinzenta a avermelhada, tendo densidade de 5,26 g/cm3. É o minério de maior emprego na siderurgia, sendo que as maiores jazidas brasileiras estão localizadas em Carajás no Estado do Pará. Limonita (2FeO3.3H2O) - Corresponde a composição, aproximada de 48,3% ferro. Conhecido como óxido hidratado de ferro.
TIPOS DE MINÉRIO
Magnetita
Hematita no estado bruto
Limonita
A Metalurgia – É a ciência