materiais construcao
RESUMO O presente artigo e o modelo de um ensaio de dosagem experimental do concreto realizado no laboratório de materiais de construção civil desta renomada instituição de ensino tem por objetivo a demonstração dos cálculos obtidos através do ensaio e explicação do método usado no ensaio. A dosagem é o proporcionamento adequado e mais econômico de materiais como: o cimento, água, agregados, adições e aditivos. Também será mostrada a definição de dosagem, como é feita, a trabalhabilidade do concreto, tipos de concreto (endurecido e fresco), no caso do ensaio de compressão, a resistência do concreto para uso nas obras.
INTRODUÇÃO
O concreto utilizado na atualidade é um material relativamente novo, tendo em vista que esta mistura é conhecida desde a civilização romana, onde se utilizavam uma pasta composta por cinza pozolânica misturada com cal para produzir um material com características cimentantes.
Evidentemente, este “cimento” romano foi vastamente empregado como argamassa de assentamento e aglomerantes para o agregado graúdo. A partir de então, com o surgimento de necessidades, os materiais e as técnicas construtivas foram cada vez mais aperfeiçoadas, até que em 1824, Joseph Aspdin inventa o cimento Portland, produzido a partir da queima e moagem de calcário e argila, uma mistura que veio a caracterizar e desenvolver os componentes do concreto moderno. Basicamente, o concreto atual é um material constituído de uma mistura de cimento (os tipos variam de acordo com as necessidades), agregado miúdo (areia), agregado graúdo (brita ou cascalho) e água. É possível ainda utilizar aditivos com a finalidade de alterar características do material, de acordo com o necessário.
O cimento e a água formam um material ligante, uma pasta, que preenche os espaços vazios entre os agregados. Estes por sua vez, são considerados materiais inertes, e devem ser resistentes à compressão e ao desgaste,