MATERIAIS COMPÓSITOS DE POLÍMEROS
Os polímeros são compostos químicos de elevada massa molecular, resultantes de reações químicas de polimerização. Trata-se de macromoléculas formadas a partir de unidades estruturais menores (os monômeros). O número de unidades estruturais repetidas numa macromolécula é chamado grau de polimerização. Em geral, os polímeros contêm os mesmos elementos nas mesmas proporções relativas que seus monômeros, mas em maior quantidade absoluta.
Objetivo
Objetiva-se neste trabalho a pesquisa sobre compósitos de polímeros e sua utilização na construção civil. Pretende-se, também, mostrar suas vantagens e desvantagens e todas as suas propriedades, interligando a matéria de sistema estrutural, da qual é ligado diretamente, para o aprendizado de estruturas com conhecimentos interdisciplinares. E também para nos colocar a par sobre o assunto citado.
Classificação dos Polímeros
Sintéticos
São polímeros fabricados pelo homem, a partir de moléculas simples. Dentre eles estão o nylon, o polietileno, o PVC etc. No setor de fibras têxteis, além de falarmos em fibras naturais e artificiais, falamos também em fibras artificiais ou modificadas, como, por exemplo, o rayon.
Figura 1.1 – Polímericos sintéticos.
Natureza da cadeia
Polímero de cadeia homogênea - Quando o esqueleto da cadeia é formada apenas por átomos de carbono.
Polímero de cadeia heterogênea - Quando no esqueleto da cadeia existem átomos diferentes de carbono (heteroátomos).
Disposição espacial dos monômeros
Polímero Tático - Quando as unidades monoméricas dispõem-se ao longo da cadeia polimérica segundo certa ordem, ou seja, de maneira organizada.
Isotáticos: distribuem-se ao longo da cadeia de tal modo que unidades sucessivas, após rotação e translação, podem ser exatamente superpostas;
Sindiotáticos: a