materiais ceramicos
Os objetos feitos de cerâmica são muito úteis para nossas vidas, nas mais diversas áreas. Estes materiais possuem propriedades que facilitam nosso cotidiano, desde um simples prato até blindagem de espaçonaves.
Existem diversas divisões dos produtos, e mesmo dos tipos cerâmicos, mas a matéria prima é basicamente a mesma: Argila – que é encontrada acima da camada de areia, no subsolo – e outras misturas inorgânicas como terra vermelha. Utilizando um termo técnico, pode-se dizer que a cerâmica é um produto obtido com a mistura de matérias-primas inorgânicas, sendo a principal a argila, moldada a frio e endurecida em calor superior a 900º C.
Em se tratando de produtos relacionados ao nosso curso, Engenharia
Civil, podemos destacar a matéria citada no parágrafo anterior para fabricação de telhas, tijolos, elemento vazado e blocos cerâmicos. Para a construção civil são materiais indispensáveis. Os pisos, revestimentos, lajotas e refratários, também muito utilizados na construção civil, são materiais cerâmicos, mas com processo de fabricação um pouco diferenciado.
Cerâmica vermelha estrutural ou pesada são peças cerâmicas onde o principal componente é a argila apresentando em sua maioria uma coloração avermelhada devido à presença de óxido de ferro. São estas as peças tão importantes para a construção civil. A vantagem básica da alvenaria estrutural está no fato de que o mesmo elemento pode responder por diversas funções. Sendo assim, uma parede simultaneamente com a capacidade de resistir às tensões atua como divisória, isolante acústica e térmica e também protege contra incêndio. Em estruturas de concreto ou aço estas funções devem ser obtidas separadamente.
Como já foi citado, o processo de