Determinação dos espectros de transmissão e de absorção do permanganato de Potássio, MnO4(aq)
Determinação dos espectros de transmissão e de absorção do permanganato de Potássio, MnO4(aq)
Giovanna Calabria 1510092
Mateus Tiano 1510078
Thais Oliveira Mendes de Castro 1510101
Introdução:
Existem tecnologias muito avançadas atualmente, o que torna possível descrever com precisão a estrutura exata de uma molécula. Os aparelhos modernos nos permitem detectar os tipos de elementos presentes nos compostos, a quantidade de cada um deles, a posição tridimensional de cada átomo, etc.
Um desses equipamentos funciona a partir de feixes de onda eletromagnética incidente sobre uma amostra do composto, que então, absorve energia em determinados comprimentos de onda. Os valores da energia e dos comprimentos de onda absorvidos são detectados no aparelho e transformados em um gráfico no computador. É então pela análise desse gráfico que se determina a estrutura da molécula. Esse processo é nominado de Espectrofotometria, onde é a medida da luz que é absorvida ou emitida por uma espécie química.
Em um Espectrofotômetro de feixe simples, a luz proveniente de uma fonte apropriada passa através de um monocromador que seleciona uma faixa estreita de comprimentos de onda para passar pela amostra. O detector mede a energia radiante após ela ter passado pela amostra. O instrumento calcula a transmitância dividindo a energia radiante que passou através da amostra pela energia radiante que passou através da amostra em branco em uma célula bem ajustada. O branco possui a mesma reflexão e dispersão que a amostra, e a única diferença se deve à absorção.
[3]
Os permanganatos ou manganatos VII são sais do ácido permangânico HMnO4. São substâncias que apresentam uma intensa coloração