materiais ceramicos
tema: Materiais Cerâmicos
1 Materiais Cerâmicos - definição
O termo “cerâmica” vem do grego:
CERÂMICO KERAMICOS = matéria-prima queimada
As cerâmicas são compostas por, pelo menos, 02 elementos que formam estruturas mais complexas (ligações iônicas e covalentes) do que as dos metais.
As propriedades das cerâmicas são atingidas através do processo de tratamento térmico e alta temperatura conhecido por ignição.
2 Materiais Cerâmicos - História da cerâmica
Quando saiu das cavernas e se tornou um agricultor, o homem necessitava não apenas de um abrigo, mas de vasilhas para armazenar a água, os alimentos colhidos e as sementes para a próxima safra.
Tais vasilhas tinham que ser resistentes ao uso, impermeáveis a umidade e de fácil fabricação.
Essas facilidades foram encontradas na argila, deixando pistas sobre civilizações e culturas que existiram milhares de anos antes da Era Cristã.
A cerâmica é uma atividade de produção de artefatos a partir da argila, que se torna muito plástica e fácil de moldar quando umedecida. Depois de submetida a uma secagem para retirar a maior parte da água, a peça moldada é submetida a altas temperaturas ao redor de 1.000oC, que lhe atribuem rigidez e resistência, mediante a fusão de certos componentes da massa, e em alguns casos fixando os esmaltes na superfície.
Essas propriedades permitiram que a cerâmica fosse utilizada na construção de casas, vasilhames para uso doméstico e armazenamento de alimentos, vinhos, óleos, perfumes, na construção de urnas funerárias e até como "papel" para escrita.
Matéria – Prima / Estrutura = Propriedades => Processo = > Novas Propriedades => Perfomance
3 Materiais Cerâmicos - Características
Grande abundância na natureza;
Propriedades físicas e químicas distintas (aos metais):
Dureza;