Materia Teste
.
A vinculação é o nome dado à tendência que leva os recém-nascidos a permanecerem junto da mãe (figura materna) e a estabelecerem fortes e positivos laços afetivos com ela. É considerada o ponto de partida do relacionamento social (do processo de socialização). É a necessidade de criar e manter relações de proximidade e afetividade, de assegurar proteção e segurança. Bowlby chama vinculação aos laços que se vão construindo entre a mãe e o bebé.
Segundo Freud, os atos que conduzem à satisfação de uma necessidade orgânica são acompanhados de um sentimento de prazer, e a procura deste prazer leva à tendência de repetição desses mesmos atos. É o que acontece com a criança que, ao sentir satisfação quando mama, transforma o seio materno, objeto portador de alimento, num objeto gerador de prazer, passando a ser procurado por esse motivo. Mamar interpreta-se, então como um ato que não só atende a necessidade de alimento, como também satisfaz o desejo de prazer infantil. Muitas vezes, a criança chora, fora de horas, para que a mãe lhe dê de mamar, mas é difícil clarificar se o faz para matar a fome ou para obter prazer.
A perspetiva psicanalítica considera, pois, que os desejos se geram a partir das necessidades. Podemos dizer que a distinção entre as necessidades e