materia sobre 500 anos
DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL
Notícia Folha de São Paulo:
Índios entregam carta de protesto a Fernando Henrique
Caio Guatelli/Folha Imagem
FHC assiste a dança de índios ao lado do presidente português, Jorge Sampaio
Tribos que participaram da abertura de mostra na Bienal dizem que "não estão comemorando nada"
da Folha de S.Paulo
O presidente Fernando Henrique Cardoso recebeu na noite deste domingo uma carta de protesto de índios xavantes e mehinakus. A carta foi entregue a FHC logo após os índios terem dançado para o presidente brasileiro e o de Portugal, Jorge Sampaio, na abertura da "Mostra do Redescobrimento" -megaexposição de arte que se realiza em comemoração dos 500 anos do Brasil.
A carta, que foi entregue ao presidente junto com uma fita de vídeo, um livro e um CD, diz que os índios "não estão comemorando nada". "Esta não é a nossa comemoração", diz o texto, assinado pelos índios Eurico, xavante, e Ciucartec, mehinaku, e distribuído pela ONG Instituto de Desenvolvimento das Tradições Indígenas.
Em tom cordial, mas firme, a carta ressalta que os índios compareceram à cerimônia "sem rancor e sem raiva", mas alerta que os territórios demarcados para os indígenas "continuam sendo ameaçados pelos projetos de desenvolvimento que não levam em consideração nosso pensamento e nossa vida".
O presidente FHC não leu a carta, nem viu direito os demais objetos que lhes foram entregues, passando-os à sua assessoria.
A carta afirma também que "o povo brasileiro não conhece o povo indígena". Termina afirmando que os índios estavam ali com o objetivo de realizar "um ritual de passagem para transformar este lugar num país onde nosso povo possa viver".
Confronto marca comemoração As comemorações dos 500 anos do Brasil foram marcadas no sábado por confrontos entre policiais e manifestantes na BR-367, que liga Porto Seguro a Santa Cruz Cabrália (BA) e terminaram com 141