MATERIA PRIMA DO ALUMINIO
O alumínio não é encontrado diretamente em estado metálico na crosta terrestre. Sua obtenção parte da Mineração da bauxita e segue para as etapas posteriores.
A bauxita foi descoberta em 1821 por Berthier, na localidade de Les Baux, no sul da França. É produto do intemperismo e lixiviação de uma gama variável de rochas, ocorrendo geralmente em clima tropical ou subtropical, caracterizados por taxas de precipitação pluviométrica elevada. O produto final é uma rocha rica em óxido de alumínio; A bauxita deve apresentar no mínimo 30% de óxido de alumínio (Al2O3) aproveitável para que a produção de alumínio seja economicamente viável;
A Bauxita no Brasil e no mundo:
o Brasil é o terceiro maior produtor de Minério de Bauxita com produção estimada em 26,6 milhões de toneladas em 2008. Isto significa 13% da produção mundial, que foi de 205 milhões de toneladas. A Austrália é líder em produção, com 64 milhões de toneladas em 2007, que correspondem a 33% da produção global, seguida da china com 17%.
No Brasil, os principais Estados produtores são: Pará (85%) e Minas Gerais (14%).
Algumas das propriedades interessantes do alumínio incluem boa aparência, facilidade na fabricação, boa resistência à corrosão, baixa densidade, alta proporção de força para o peso e alta resistência à fratura.
Alumínio tem uma densidade em torno de um terço do aço ou cobre, tornando-se um dos mais leves metais comercialmente disponíveis.
Juntamente com o cobre, o alumínio tem uma condutividade elétrica elevada o suficiente para ser usado como um condutor elétrico.
Devido a essas propriedades, o alumínio é um dos materiais mais econômicos e estruturalmente eficazes utilizado para equipamentos comerciais e militares.
Quando exposto ao ar, forma-se quase instantaneamente uma camada de óxido de alumínio na superfície do alumínio. Essa camada tem excelente resistência à corrosão. É bastante resistente à maioria dos ácidos, mas menos resistente a