MATERIA ONLINE
AMANDA PEREIRA
EVERSON CABRAL
MARINA MISCHIATTI
RAFAELA FERNANDES
HOSPITALIDADE
São Paulo
2014
AMANDA PEREIRA
EVERSON CABRAL
MARINA MISCHIATTI
RAFAELA FERNANDES
HOSPITALIDADE
Projeto de pesquisa organizado como exigência parcial para a avaliação da Disciplina: Análise e Avaliação de Projetos, do curso de Hotelaria/Turismo, da Universidade Anhembi Morumbi, sob a orientação do Prof. Airton José Cavenaghi.
SUMÁRIO INTRODUÇÃO
1. A HOSPITALIDADE NO CONTEXTO HISTÓRICO
2. PONTOS PRINCIPAIS DA PRIMEIRA EVOLUÇÃO
2.1 PARAMETROS INTERNACIONAIS E NACIONAIS
4. FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES
5. OBJETIVOS
5.1. Gerais
5.2. Específicos
6. REVISÃO DA LITERATURA
7. METODOLOGIA
8. RESULTADOS ESPERADOS
9. CRONOGRAMA
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
APÊNDICES
ANEXOS
1. A Hospitalidade no contexto histórico
Em busca da compreensão dos conceitos que definem hospitalidade e que está presente ao longo dos anos na formação como componente de uma sociedade, para analisar as origens das relações humanas que desencadearam o processo definido como a qualidade de ser hospitaleiro é necessário um estudo dos primeiros acontecimentos observados e documentados dos atos de manifestações da hospitalidade.
O tema hospitalidade pode ser abordado nas mais diferentes áreas de estudos surgindo um complexo e abrangente significado para o termo que por si só, não se refere propriamente dito ao seu real surgimento.
“Hospitalidade pode ser definida como um tratamento cortês de quem é hospitaleiro” (CAMARGO, 2004). Sua manifestação em tom de dadiva pode ser observada com o simples ato, por exemplo, de repartir o pão com alguém próximo.
A palavra hospitalidade deriva de "hospice" uma palavra francesa que significa "dar ajuda/abrigo aos viajantes", porém para um entendimento mais satisfatório de como o conceito de hospitalidade se