Poluição da água e tratamentos
A questão da disponibilidade de água de qualidade é muito séria já que, basicamente, todos os organismos vivos são dependentes da água, mesmo que de forma indireta.
Levando em conta que a população mundial atual é 7 bilhões de habitantes e continua crescendo, é muito importante que o ser humano busque formas de usar a água de forma racional e inteligente. Economizar água para que não falte no futuro é o grande desafio ambiental neste início de milênio. tópico 2 PRINCIPAIS CAUSAS DE POLUIÇÃO DA ÁGUA
A água que pode ser consumida sem risco para a saúde está extinta na Terra. Isso porque com o passar dos anos, vem sendo ameaçada pela poluição. Para ser considerada potável, a água tem que atender a determinados critérios quanto a sua natureza física, química e biológica.
Requisitos físicos: Não possuir cheiro algum , nem sabor e nem cor .A poluição causa alterações físicas na água, que podem ser notadas no cheiro, na cor e o pior, no sabor da água.
Mas o que provoca essas alterações nos aspectos físicos da água? A decomposição da matéria orgânica lançada nos rios, podem alterar o cheiro da água. E mais: o esgoto, óleo queimado, produtos de limpeza (detergentes), etc.c Quando a água apresentar aspecto leitoso em sua cor, ou cor escura acinzentada, corre o risco de conter restos industriais. Essa coloração na água é chamada de turvação ou turbidez.
Requisitos químicos: sob o ponto de vista químico, alterações podem ocorrer devido à presença de tóxicos como chumbo, arsênico, e metais pesados como o mercúrio. Podem ocorrer excessos ou ausências de cálcio e magnésio.
Requisitos biológicos: a água para ser considerada biologicamente potável, não pode conter organismos patogênicos que são os causadores de doenças.
O homem usa a água para diversas finalidades: Na industria , em atividades domésticas , em atividades rurais etc.
Com toda essa utilização, a água é em parte aproveitada e em parte