Matemática e Estatistica
INTRODUÇÃO
Um dos principais problemas ambientais das sociedades contemporâneas é o lixo. Isso se deve a intensa produção, ao consumo e ao descarte de vários produtos devido ao crescimento acelerado da população mundial. São produzidas quantidades crescentes de resíduos originários de atividades industriais, comerciais, domésticas, de lazer e outras, sem dar conta da sua destinação adequada à conservação da qualidade do meio ambiente.
As cidades, principalmente os grandes centros urbanos, constituem o cenário privilegiado do espetáculo da miséria e do crescimento de montanhas de lixo, que podem ser vistos nas ruas e calçadas. Esse lixo é depositado, muitas vezes irregularmente, em áreas de mananciais, cabeceiras de rios e outras áreas consideradas impróprias, resultando na contaminação dos reservatórios, do lençol freático, bem como na propagação de bactérias e na proliferação de vetores de doenças, representando um sério risco à saúde da população.
Portanto, o discurso da atualidade está diretamente relacionado à preocupação, hoje a nível mundial, com relação às fragilidades a que nosso sistema eco ambiental, o qual tem sido submetido diariamente as mais variadas formas de degradação devido ao consumo desenfreado de todos os recursos naturais.
Considerando a progressiva urbanização nos países em desenvolvimento, podese verificar o crescente aumento da produção de lixo e o acentuado problema em relação à disposição, destinação e tratamento dos resíduos sólidos.
JUSTIFICATIVA
A partir dos novos conceitos a educação passou a estabelecer critérios de ordem ambiental passando a fazer parte da preocupação dos educadores os problemas ambientais. Essa pretensão só será possível através de um processo pedagógico participativo e permanente em que se procure proporcionar ao educando uma consciência crítica sobre a relação sociedade-natureza.
A coleta seletiva é um sistema de recolhimento de materiais recicláveis: papéis,