Matemática - estatistica
ESTATÍSTICA
Tijucas – SC 2014
ESTATÍSTICA
A estatística está diretamente ligada à probabilidade. Em que se coleta, analisa e interpreta dados numéricos para o estudo de determinado evento. É possível obter as informações estatísticas pelo levantamento de informações através de questionários, entrevistas e medições. Levando então a criação de um banco de dados para os mais diversos usos. Na indústria, é possível ter um acompanhamento de testes de qualidade, ajuda a fazer previsão de vendas e desenvolve padrões matemáticos para ajustá-los a situações práticas.
VARIÁVEIS
VARIÁVEL QUALITATIVA: não faz uso de número, mas sim de características do estudo ou pesquisa que se faz.
- Variável nominal: características sem ordem de característica. Ex.: cor de olho, tipos de carro, sexo, etc.
- Variável Ordinal: faz uso de ordem na característica. Ex.: 1º,2º,3º, etc.
VARIÁVEL QUANTITATIVA: características que tem valor numérico.
- Variável Discreta: são valores numéricos finitos ou infinitos, porém sempre são números inteiros. Geralmente são resultados de contagens. Ex.: quantidade de filhos, automóveis, casas, etc.
- Variável Contínua: são valores numéricos em uma escala contínua de números reais, em que é possível ter números fracionados, são encontrados por valores de peso, altura, horas, etc.
DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIA
FREQUÊNCIA ABSOLUTA: é a quantidade de vezes que um determinado item foi escolhido.
FREQUÊNCIA RELATIVA: é apresentada em porcentagem. Ex.: A marca Ford tem frequência relativa 4 em 24 ou 4/24 ou ~0,166 ou 16,66% ou 16,7%.
MEDIDAS
Um gráfico estatístico apresenta diversos dados, que nos permite fazer algumas medidas. As mais importantes medidas que se faz em um