Matemática Aplicada a Agrimensura
2010). Adicionalmente, tem-se ainda a ausência de políticas públicas e planejamento urbano eficazes, o que provoca em grande parte das cidades brasileiras problemas relacionados a moradias, tratamento de esgoto, poluição, congestionamentos, transporte público, serviços de saúde e educação, dentre outros.
Uma das formas de amenizar os problemas urbanos é compreender como a população está distribuída no perímetro urbano. O conhecimento da realidade, e do contexto social em que esta população se insere, constitui uma importante ferramenta para o planejamento urbano.
Localizada no sul do estado de Minas Gerais, a cidade de Alfenas conta com uma população de 73.774 habitantes (IBGE, 2010). Dados do censo demográfico 2010, mostram que 93,8% desta população reside em áreas urbanas. Considerada um dos mais importantes centros produtores de café do país, e também um polo educacional e de saúde, a cidade indica o princípio de apresentar problemas típicos da crescente urbanização e que ainda não são bem compreendidos.
De outro lado, o grande avanço registrado nos últimos anos na área do Sensoriamento
Remoto, evidenciado pelo constante desenvolvimento de sensores com resoluções cada dia maiores, tem tornado possível à realização de um número cada dia maior de estudos que têm por objetivo a caracterização dos diferentes tipos de usos do solo interurbano, sendo estes fundamentais para a tomada de decisões quando o assunto tratado é o planejamento urbano.
Diante da problemática suscitada e da disponibilidade de ferramentas que auxiliam na compreensão da organização espacial urbana, tem-se uma forma pertinente de compreender a dinâmica sócio-espacial da cidade de Alfenas. Ademais, a manipulação de ferramentas como imagens de sensoriamento remoto, aplicativos para o processamento digital de