Anatomia do fígado, vias biliares e baço
Faculdade de Medicina
Departamento de Morfologia
Monitoria de Anatomia
Victor Faria
1. Fígado:
Maior glândula do corpo, com funções exócrinas (bile) e endócrinas (produtos diversos liberados pelos hepatócitos diretamente na corrente sanguínea). Em sua maior parte está sob cobertura da caixa óssea torácica, coberto pelo diafragma.
- Superfície diafragmática: lisa; se amolda ao diafragma e corresponde às faces anterior, posterior, superior e direita do órgão.
Lobos direito e esquerdo: separados pelo ligamento falciforme.
Área nua do fígado: delimitada pelo ligamento coronário e pelo sulco para a veia cava infeior, formando um contorno triangular cujo ápice está no ligamento triangular direito.; área que não está coberta pelo peritônio (contato direto com o diafragma); - Superfície visceral (inferior): voltada para baixo, para trás e para a esquerda; podem ser observadas as seguintes estruturas:
Lobo Quadrado;
Lobo Caudado;
Fissura para o ligamento redondo: contém o ligamento redondo;
Fissura para o ligamento venoso: contém o ligamento venoso;
Porta do fígado (hilo): contém o ducto hepático, ramos da veia porta e da artéria hepática própria.
Lobos esquerdo e direito: separados pela fissura para os ligamentos venoso e redondo. As fissuras e sulcos que limitam os lobos quadrado e caudado geram uma forma de
H, na qual a barra perpendicular corresponde à porta do fígado, as barras paralelas às fissuras para os ligamentos redondo e venoso
(barra esquerda) e sulcos da veia cava inferior e vesícula biliar (barra direita).
- Relações da superfície visceral: parte superior do estômago, terminal do esôfago e omento menor; parte pilórica do estômago e porção superior do duodeno; flexura cólica direita e rim direito.
- Omento menor: estende-se do fígado à curvatura menor do estômago e à porção superior do duodeno.
- O fígado se conecta com o diafragma, parede abdominal