Matematica
Funções de Crescimento
NOME: Ana Cristina Pereira Gonçalves TURMA: Marketing 10 DISCIPLINA: Matemática
ÍNDICE ÍNDICE
Introdução 3 Função Exponencial 4 Definição: 4 Gráfico 4 Propriedades: 5 Problemas: 5 Função Logarítmica 6 Definição: 6 Gráfico: 7 Propriedades: 8 CONCLUSÃO 9
Introdução Este trabalho foi nos proposto no âmbito da disciplina de Matemática, de forma a aprofundar – mos a matéria do módulo 9 de matemática, cujo o nome é Funções de Crescimento.
Função Exponencial
Definição: A função f é chamada função exponencial se f (x) = b x onde b é uma constante positiva e x um número real. Neste caso, x é chamado expoente e b a base.
Gráfico
Existem dois tipos de curvas para o gráfico de uma função exponencial: crescente e decrescente. | Este é o gráfico de uma função exponencial decrescente. | | Este é o gráfico de uma função exponencial crescente. |
Propriedades: * a0 = 1 * ax * ay = ax+y * ax * bx = (a*b)x * ax / ay =()x * a-1 = * (ax)y = ax*y
Problemas: 3x-5 = 3 (=) x – 5 = 1 (=) x = 1 + 5 = 6
Função Logarítmica
Definição: Chama – ser logarítmico de um número positivo x na base a, com a ℮IR+ / (1), ao número y, tal que ay=x representa- se por logax, ou seja Logax = y (=) ay = x Logaritmo é o expoente que uma dada base deve ter para produzir certa potência.
Gráfico:
Propriedades: Um logaritmo do tipo: loga(x * y) devemos resolvê-lo, através da soma o logaritmo de x na base a e o logaritmo de y na base a.
loga (x * y) = loga x + loga y
exemplo: log2(32 * 16) = log232 + log216 = 5 + 4 = 9