matematica
CURSO : Engenharia Elétrica 2° Período
1- COMO AVALIAR A ELVOLUÇÃO TECNOCIENTÍFICA?
Com a evolução tecnocientífica a sociedade ser tornou dependente dos benefícios dispostos pela mesma. Os controladores da tecnociência não precisam impor }às sociedades conjunturas e realidades tecnológicas, a própria sociedade aceita de bom grado e ainda paga caro para obter e consumir tecnologias. As tecnociências podem ser consideradas fins em mesmas quando o processo político decisório de escolha e implementação se constitui ao controle social. A tecnologia se torna importante quando a sociedade critica, compreende, saber escolher e, se apropria destas.
2- OS BENEFÍCIOS FORAM MAIORES QUE OS PREJUÍZOS?
Não, pois apesar da tecnociência proporcionar inovação tecnológica, aprimoramentos tecnocientíficos, ajudar na reabilitação de pessoas, entre outros benefícios, não se tem certeza de que esses benefícios cheguem a todos da sociedade ou apenas à “elite”, a natureza é cada vez mais um objeto de exploração, assim, é deteriorado, a tecnologia sempre tem consequências, além disso, quem possui o controle tecnológico no planeta são os povos mais desenvolvidos, o lucro sempre estará “nas mãos” destes.
3- A HUMANIDADE TEM O CONTROLE DA SITUAÇÃO?
Não, pois como o autor Edgar Morin relata que “a crescente impossibilidade dos cidadãos de ter acesso ao controle e a reflexão sobre os conhecimentos científicos ou técnicos relativos a vida de cada um leva ao enfraquecimento democrático na própria raiz da democracia”, o imenso desenvolvimento da junção da tecnologia e da ciência resultou na degradação da biosfera e ameaça a humanidade. George F. Kneller confirma a impossibilidadede deter a tecnologia afirmando que esta, não é uma agência neutra que pode ser paralisada ou submetida ao funcionamento, por obter um impulso interior próprio.