Economias
Geografia
Por: Maicon
Gabriel
Petterson
Victhor
Os Três mundos: economias de mercado e planificada.
Economia planificada
• Recebe o nome de economia planificada o sistema no qual a organização econômica, as decisões econômicas em geral de uma nação são determinadas por um plano e não pelo mercado. Tal plano é elaborado pelo Estado, isto é, por autoridades e técnicos que trabalham em setores estatais. O resultado é um programa, válido por um determinado período, geralmente de cinco anos, a prática usual dos países que adotaram tal modelo de economia (plano quinquenal). Para que exista uma economia planificada é preciso que todos os meios de produção sejam estatizados. Assim, o Estado passa a ser o proprietário de todas as empresas importantes: bancos, indústrias. meios de transporte, etc.
Recebe o nome de economia planificada o sistema no qual a organização econômica, as decisões econômicas em geral de uma nação são determinadas por um plano e não pelo mercado. Tal plano é elaborado pelo Estado, isto é, por autoridades e técnicos que trabalham em setores estatais. O resultado é um programa, válido por um determinado período, geralmente de cinco anos, a prática usual dos países que adotaram tal modelo de economia (plano quinquenal). Para que exista uma economia planificada é preciso que todos os meios de produção sejam estatizados. Assim, o Estado passa a ser o proprietário de todas as empresas importantes: bancos, indústrias. meios de transporte, etc.
Os dois principiais tipos de economia • É possível distinguir pelo menos dois tipos principais de economia: a economia de mercado, ou capitalista, e a economia planificada, ou socialista, que atualmente se encontra em crise.
• As diferenças entres ambas estão intimamente relacionadas ao papel do Estados na economia e na sociedade.
• Na economia de mercado, a chamada lei da oferta e da procura é que norteia as decisões econômicas, isto é, quando, onde e quanto