UTA: Língua Portuguesa, Fase II - Metodologia do ensino de Artes
Maria do Socorro de Souto Dantas
RU: 985079
UTA: Língua Portuguesa, Fase II - Metodologia do ensino de Artes
1. Metodologia do Ensino de Musica
Bernadete Zagonel
1.1. O que é Musica
Segundo Schafer (1992, p. 35), Musica é “uma organização de som (ritmo, melodia, etc.) com a intenção de ser ouvida.” Acrescento ainda, que Musica pode ser conceituada como a arte de coordenar e transmitir efeitos sonoros, harmoniosos e esteticamente válidos, podendo ser transmitida através da voz ou de instrumentos musicais.
De acordo com Zagonel (2013), a aula de música deve ser produtiva, além de proporcionar aos alunos a oportunidade de se expressar, de criar, de interpretar suas próprias criações e as de outros compositores, de ouvir, analisar, enfim, de se envolver com a música e se apropriar da música.
A música é uma manifestação artística e cultural de um povo, em determinada época ou região. A música é um veículo usado para expressar os sentimentos.
A música evoluiu através dos séculos, resultando numa grande variedade de gêneros musicais, entre eles, a música sacra ou religiosa, a erudita ou clássica, a popular e a tradicional ou folclórica.
1.2. Os elementos constitutivos da Musica e o ensino
A música é formada, basicamente de sons, estes têm características e formas de expressão que valem a pena ser analisados, para podermos compreender essa arte. É necessário abordar alguns aspectos, que, por sua vez, levam à constituição de elementos musicais propriamente ditos, auxiliando assim, o professor a organizar seu programa, tentando sempre tratar dos conteúdos de maneira mais abrangente e completa possível.
1.2.1. Altura (Melodia)
A música é formada basicamente por sons e a altura é uma de suas principais qualidades. Na musica que normalmente ouvimos, as alturas são expressas pelas notas musicais: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si.
Para os alunos identificar sons graves e agudos pode imitar o som do avião