matematica
1. As decisões financeiras devem ser tomadas em função dos retornos, dos riscos esperados e do respectivo impacto desses sobre o preço do ativo avaliado. O risco de um ativo individual (uma ação, por exemplo) pode ser avaliado através da variabilidade dos retornos esperados. Portanto, a comparação das distribuições probabilísticas dos retornos, relativas a cada ativo individual, possibilita a quem toma decisões perceber os diferentes graus de risco. Assim, analise os seguintes dados estatísticos relativos aos retornos de cinco ativos: Ativo A
Ativo B
Ativo C
Ativo D
Ativo E
Valor esperado
15%
12%
5%
10%
4%
Desvio-padrão
6%
6,6%
2,5%
3%
2,6%
Coeficiente de variação
0,40
0,55
0,50
0,30
0,65
2. Avaliando o risco dos ativos, o MENOS arriscado é o ativo
a.
D.
b.
A.
c.
B.
d.
E.
e.
C.
0,1 pontos
Pergunta 2
1. Quanto ao risco de um projeto, podemos afirmar que
a. a grande utilidade do coeficiente de variação é analisar o risco e o retorno comparando projetos ou ativos com diferentes riscos e retornos esperados.
b. nas decisões de investimento, quanto maior a dispersão entre os valores, menor é o risco do projeto.
c. o coeficiente de variação mede o grau de variação do valor em relação ao desvio-padrão.
d. a análise por faixa dos retornos mostra o retorno médio esperado de um projeto.
0,1 pontos
Pergunta 3
1. Para tomar uma decisão os administradores de uma empresa fizeram uma avaliação das alternativas X e Y, análise que indicou que as probabilidades de ocorrência de resultados pessimistas, mais prováveis e otimistas, representando respectivamente, 20%, 50% e 30%, conforme apresentado no quadro abaixo. A Empresa deseja comparar as alternativas somente na base de seus retornos esperados (média ponderada dos retornos por suas probabilidades de ocorrência):
Possíveis resultados
Retornos esperados
X
Y
Pessimista
6%
8%
Mais provável
12%
12%
Otimista
14%
16%
2. Os retornos