Filosofia Moderna
René Descartes: Penso, logo existo". Tal proposição resume o espírito de René Descartes, sábio francês cujo Discurso do Método inaugurou a filosofia moderna. Descartes postulava a ideia de que a razão deveria permear todos os domínios da vida humana e que a apreciação racional era parâmetro para todas as coisas, numa atividade libertadora, voltada contra qualquer dogmatismo. René Descartes, aborda a maneira de se obter, perante a vida, maiores conhecimentos.
Immanuel Kant: Segundo Kant o homem não ousa pensar, por motivos de covardia e a preguiça, principais motivos do permanecimento humano na menoridade.
Zygmunt Bauman: Para Bauman, não há uma pós-modernidade, há uma continuação da modernidade com pontos diferentes. Líquidos mudam de forma muito rapidamente, sob a menor pressão. Na verdade, são incapazes de manter a mesma forma por muito tempo. No atual estágio “líquido” da modernidade, os líquidos são deliberadamente impedidos de se solidificarem. A temperatura elevada — ou seja, o impulso de transgredir, de substituir, de acelerar a circulação de mercadorias rentáveis — não dá ao fluxo uma oportunidade de abrandar, nem o tempo necessário para condensar e