matematica
São países emergentes considerados subdesenvolvidos, mas que, nas últimas décadas, apresentaram um crescimento industrial alto. Pertencem ao grupo: Brasil, Rússia, Índia, China e, mais recentemente, África do Sul. O termo BRICS vem das iniciais dos quatro países considerados emergentes, que possuíam potencial econômico para superar as grandes potências mundiais em um período de, no máximo, cinquenta anos.
O calendário da cúpula do Brics começou dia 13 de julho de 2014 em Fortaleza e foi até o dia 16,no palácio de Itamaraty, com reuniões entre ministros da Fazenda, presidentes de bancos centrais e de bancos de desenvolvimento dos países que fazem parte do grupo.
Estiveram presentes os presidentes de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul Além dos cinco presidentes e primeiros-ministros do países que compõem o grupo, participam, como convidados, mandatários de 11 nações sul-americanas, entre eles, a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, e os presidentes do Uruguai, José Mujica, e da Bolívia, Evo Morales.
No primeiro dia de encontro dos líderes, os países anunciaram a criação do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) para o Brics. A sede do banco ficará na China e o primeiro presidente será indiano. O Brasil poderá indicar o primeiro presidente do Conselho de Administração do banco.
O objetivo do banco será o financiamento de projetos de infraestrutura em países emergentes – o capital inicial será de US$ 50 bilhões, mas pode chegar a US$ 100 bilhões.
Antes do início das reuniões, a presidente Dilma Rousseff se reuniu, no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, com o primeiro-ministro da Índia, Nerendra Modi, para a assinatura de acordos entre os dois países. Modi está no Brasil para participar da cúpula dos Brics. A presidente Dilma afirmou que Brasil e Rússia discutiram a criação do Banco de Desenvolvimento dos Brics e mudanças no Fundo Monetário Internacional (FMI).
Como agrupamento, o Brics ainda tem um caráter informal. Não