Matematica
Layout complicado. O baixo custo de construção desse tipo de moradia circular talvez tenha sido o ponto de partida para a aprovação desse projeto. Porém, se os moradores não tiverem uma orientação de como distribuir os móveis nesse espaço, vão ficar confusos. Os desníveis naturais da geografia do lugar permitiram a construção de até 8 pavimentos sem o recurso de elevadores. Os acessos se dão em diversos níveis, e, em conformidade com a legislação de subida máxima. Para melhor aproveitar o espaço, foi planejado um conjunto de passarelas-pontes para fazer a conexão entre os blocos de diferentes dimensões.
O baixo custo e a fácil execução nortearam todo o projeto, por isso, um sistema construtivo bastante conhecido foi escolhido: a alvenaria de blocos de concreto. Apenas um elemento do complexo demandou estrutura mista e não seguiu este sistema: os pórticos de entrada, feitos em concreto armado.
Inspirado no modelo da "quadra européia", o projeto tem implantação sem recuos e pátio interno que funciona como um articulador entre o tecido formal e informal da cidade. O pátio é acessado pelos pórticos, o que cria uma conexão fluída, potencializada pelo desenho paisagístico.
As futuras famílias que ocuparão os apartamentos variam de 5 a 11 pessoas – conforme levantado pela equipe social da SEHAB -, por isso, a flexibilidade na configuração das plantas foi levada em conta pelos arquitetos: há duas tipologias, com 2 dormitórios e espaço integrado de cozinha, estar e sacada. No pavimento térreo, com acesso direto para a rua, há, também, unidades adaptadas a pessoas com deficiência.
Curvas e cores no extremo da cidade.
HELIOPOLIS
Condomínio residencial Heliópolis – SP
Localizado na favela de Heliópolis na zona sul de são Paulo
Data do projeto 2008 – 2010
Autor do projeto : Ruy ohtake
Metragem do terreno 48.209,87m²
Área construída 40.472,01m²
Área por apartamento 50m²
Possui dos grandes espaços comum a todos os