Matematica
O primeiro passo que analisamos, nesse caso é o estudo de figuras geométricas planas, desde as mais simples como: Quadrado, triângulo, retângulo… até as menos comuns: eneágono, decágono, dodecágono, icoságono…, Alguns desses poligonos são classificados quanto ao seu respectivo número de lados.
O cálculo do perímetro de qualquer figura geométrica plana é feito pela soma de seus lados, vejamos um dos exemplos mais triviais:
Sabemos que o quadrado tem quatro lados, logo o perímetro do quadrado é dado pela soma desses quatro lados, geralmente representamos da seguinte maneira: P = L’ + L” + L”’ + L””, onde P é o perímetro e L representa cada lado. Na verdade o perímetro trata-se do contorno de uma dada superfície seja ela uma figura geométrica regular ou não. A unidade de comprimento utilizada para o cálculo do Perímetro é a mesma do que a atribuída ao lado já que estamos realizando a operação soma para obter o perímetro.
O Cálculo da área já nos exige um pouco mais de conhecimento, pois não trata-se do contorno da região, mas sim de toda sua superfície, para isso devemos conhecer as formulas que cada uma das figuras geométricas tem para o devido cálculo. A área geralmente representamos pela letra S. A área do quadrado por exemplo é dada pela seguinte fórmula: S = l², onde S é a área, e l a medida do lado (O quadrado possui os quatro lados iguais). A unidade de área como trata-se de multiplicação, sempre será a unidade adotada por um lado elevada ao quadrado ja que a operação é o produto. Vejamos a seguir algumas fórmulas de área:
Retângulo S =