matematica
4. A partir da Tabela l do Exercício 2 e do gráfico de dispersão correspondente:
a) Calcule o grau de correlação linear.
b) Após ter identificado o sinal de r, interprete de que forma as variá- veis x (preço) e y (faturamento) se relacionam.
c) Podemos afirmar que nesse caso existe uma forte, moderada ou fraca correlação entre as variáveis?
d) Repita todos os itens anteriores para a Tabela 2 do Exercício 2 e compare os resultados obtidos com os cálculos e análises efetuados com os dados da Tabela 1.
5. Uma empresa de ração para animais, estudando a variação da demanda de seu principal produto (yj) em relação à variação de preços (xj), observou dados relevantes para análise no que tange à dispersão e correlação dessas variáveis. A tabela a seguir resume os principais dados oNa verdade, estudaremos no próximo capítulo, em detalhes, os modelos da área administrativa e económica que podem ser representados graficamente por retas. No Tópico Especial do próximo capítulo, também trabalharemos um método para obter uma reta que se ajusta aos pontos plotados em um gráfico quando existe entre eles uma correlação linear simples.
• Problemas
1. Dados os principais conceitos e propriedades dos somatórios, efetue as somas indicadas nos itens (a) a (h) a partir da tabela a seguir.
'E*; = x\ X2 +*3 +
• x = k • 2* (k é constante)
2(* ± y) = 2* ± Iy
, X
'~k = ^
2 -r-= T~ (k é constante) x y
a) 2 x2 b) 2 y2
g) I x* h) 2 *3
2. Construa o gráfico de duas variáveis x e y.
Preço Unitário (u. m.) (x)
Faturamento (u. m.) (y)
Tempo em meses (x)
Produção em milhares (y)
2 4 5
8 3 2
3
1