Matematica
Sua vida:
Foi importante astrônomo e matemático. Nasceu em Torun, na Polônia em 19/02/1473. Aos onze anos ficou órfão e foi criado pelo tio materno Lukasz Watzenrode.
Muito estudioso:
Por volta dos 18 anos de idade, estudou astronomia e matemática em Cracóvia. Para aperfeiçoar seus conhecimentos em 1497, aos 24 anos, foi para a Itália onde estudou Direito e aprendeu grego, o que possibilitou estudar os astrônomos e filósofos da antiguidade. Também na Itália aprendeu Medicina e Filosofia.
Também... Estudou Matemática, Astronomia, Filosofia, Física, Medicina, Direito, aprendeu grego, e fez desenho também... Também foi Padre, mas não por muito tempo, pois seu interesse pela astronomia falava mais alto.
A teoria:
A teoria pregada antes era o GEOCENTRISMO.
A teoria do universo geocêntrico é o modelo mais antigo. E entre os filósofos que defendiam essa teoria, o mais conhecido era ARISTÓTELES, e o matemático e astrônomo Claudis Ptolomeu (78-161 d.C.) foi quem deu a forma final a essa teoria com sua obra “ALMAGESTO”.
Sua teoria:
Nicolau provocou um revira- volta nas cabeças das pessoas quando afirmou que quem girava com os demais planetas era a Terra e não o Sol, e que este era então o centro do universo.
A humanidade ficou decepcionada coma a afirmação, pois acreditava ser o centro universo.
Foi através de cálculos matemáticos que Copérnico observou que quem girava era a Terra em torno do Sol e em Torno de si mesma, o que explicava o DIA e a NOITE.
Seu medo:
Na época a Igreja Católica não aceitava outras teorias, pois parecia não ir de acordo com a Bíblia. Nicolau era religioso, temia e respeitava as autoridades religiosas. Justamente por isso não mostrou suas teorias mais cedo e só as revelou para astrônomos num manuscrito chamado “PEQUENOS COMENTÁRIOS DE NICOLAU COPÉRNICO EM TORNO DE SUAS HIPÓTESES SOBRE OS MOVIMENTOS CELESTES” E somente em 1540 permitiu que seu discípulo Rethicus publicasse suas ideias na obra “NARRATIVA ACERCA DAS