matematica
INTRODUÇÃO
Nesse trabalho pretende-se definir o conceito de Funções o qual é um dos mais fundamentais da Matemática. Para isso, será enfatizada uma correlação entre funções e o cotidiano, buscando as necessidades do homem, nos mais variados propósitos. Na linguagem do dia-a-dia é comum ouvir-se frases como: "Uma coisa depende de outra" ou "Uma está em função de outra", não sendo raro também abrirmos revistas ou jornais e encontrarmos gráficos, sobre os mais variados assuntos, mostrando a dependência entre os fatores em estudo.
A idéia de um fator variar em função do outro e de se representar essa variação por meio de gráficos, de certa forma, já se tornou familiar em nossos dias. No entanto, essa forma de representação não foi sempre assim. O conceito de função sofreu várias interpretações até chegar ao modernamente utilizado.
No século XVIII, Gottfried Wilhlem Leibniz (1646-1716) considerou como função as quantidades geométricas variáveis, relacionadas com uma curva .
Johann Bernoulli chamou de funções as expressões analíticas que envolveram apenas uma quantidade de variável.
Posteriormente, Leonhard Euler enfaizou menos a representação analítica e deixou antever como conceito de função toda variável que dependa de outra, ou seja, se a segunda variar de primeira também irá variar.
Já no século XIX, matemáticos como Dirichlet e Lagrange deram novas contribuições para o estudo das Funções.
Atualmente a Função é utilizada nos mais variados campos científicos. Assim, como exposto anteriormente, ao lermos um jornal ou uma revista, diariamente nos deparamos com gráficos, tabelas e ilustrações. Porém, não é somente neles que encontramos gráficos. Os gráficos estão presentes nos exames laboratoriais, nos rótulos de produtos alimentícios, nas informações de composição química de cosméticos, nas bulas de remédios, espaço em