instrução de trabalho
Medir a qualidade dos produtos acabados e determinar o índice da qualidade dos nossos produtos, quantificando os defeitos.
2 - DEFINIÇÕES
DPMO: Parâmetro de qualidade para exemplificar um defeito para um mil de defeitos observados.
Inspeções Especiais: são as inspeções não rotineiras, aquelas que são justificadas em ocasiões bastante peculiares. Por exemplo: Devolução de cliente por problemas de pacotes abertos na selagem.
Controle de Processo: Planilha elaborada para estratificar e apontar os defeitos
Defeito: falta de conformidade com qualquer dos requisitos especificados da unidade de produto.
Defeituosa: Unidade de produto que contém um ou mais defeitos
Unidade de Produto: elemento de referência na amostragem ou na inspeção, o elemento a ser inspecionado no sentido de ser classificado como defeituoso ou não. Para a inspeção a unidade de produto para amostragem será um volume de produto acabado e a unidade de produto para inspeção será um pacote ou um cartucho de produto acabado, ou seja a unidade de consumo e para as inspeções especiais a unidade de produto será definida em função da não conformidade que está sendo analisada.
Lote de Inspeção: Conjunto de unidade de produto a ser amostrado para verificar conformidade com as exigências de aceitação.
Gráfico de defeitos: Quadro demonstrativo dos valores de defeitos e indicador de defeitos mais freqüentes, para uso dos operadores e consultores, expostos nos locais de trabalho.
3 - RESPONSABILIDADES
São de responsabilidades dos Assistentes de qualidade de suas respectivas unidades:
Fazer a amostragem e inspecionar os produtos conforme metodologia aplicável, assim como preencher planilha dos resultados;
Agir imediatamente em todos os casos onde a ocorrência de determinado defeito se classifique nas criticidades determinadas;
Executar as inspeções especiais nos produtos acabados, caso necessário;
Conduzir diariamente uma reunião