matematica financeira
Qualquer operação financeira deve estar estruturada em função de tempo e de uma taxa de juros (remuneração). Os componentes de uma operação, seja a juros simples, ou a juros compostos, são definidos por:
PV= Valor Presente: é o valor inicial de uma operação, representado no instante “zero”, Valor Atual, Principal ou Capital. FV= Valor Futuro: é um valor representado em um momento futuro, pode se chamado de Montante ou Capital + Juros. FV=PV+J J= Juros: representam a remuneração do capital empregado em alguma atividade produtiva R$. i= Taxa de Juros: indica qual remuneração será paga ao dinheiro emprestado para determinado período. Exemplo: 1,5% ao mês. n= Número de período na operação: é o prazo, o tempo.
Para que uma operação financeira exista, é necessário a presença de dois fatores importante o tomador e o financiador. O tomador de um empréstimo geralmente recebe recursos no inicio do período, ou seja, no instante “zero”.
O financiador concede o empréstimo para recebê-lo mais tarde, acrescido de juros. Para compreender melhor a situação que envolva Valor Presente, Tempo e Taxa de Juros pode ser apresentada em forma de diagrama. O diagrama é chamado de fluxo de caixa e é composto por linha do tempo, valores de entrada e valores de saída.
Capitalização Simples
A definição de capitalização a juros simples se concentra na