Matematica financeira
3 Sistema - A empresa Vista como um sistema
3.1 Conceito de sistema; 3.2 Componentes de um sistema; 3.3 A empresa vista com sistema; 3.4 Ambiente do sistema empresa
A Teoria Geral dos Sistemas e a Organização
Como sistema aberto, a organização apresenta ainda limites, isto é: barreiras entre o sistema e o ambiente, que definem sua esfera de ação, e um determinado grau de abertura, que dá uma idéia da sua receptividade a insumos. Ocorre ainda que organizações são uma classe de sistemas sociais, que constituem uma classe de sistemas abertos. A empresa apresenta um subsistema de produção, relacionado à transformação de insumos em produtos, cujos ciclos de atividades compõem suas principais funções; subsistemas de suportes, que procuram e colocam energia no ambiente e tratam da manutenção do bom relacionamento com outras estruturas desse ambiente; subsistemas de manutenção, que se responsabilizam pela realização do processamento, isto é, que tratam da ligação das pessoas ao sistema, através de recompensas e punições; subsistemas adaptativos, que sentem mudanças ambientais relevantes e traduzem-nas para a organização e, finalmente, subsistemas administrativos, que são compostos por atividades organizadas para o controle, a coordenação e a direção dos vários subsistemas.
Os dois principais subsistemas administrativos são as estruturas regulares (legislativas) e as de tomada de decisões. A organização se distingue, porém, dos demais sistemas sociais pelo seu alto nível de planejamento. Em função disso, ela utiliza também um alto nível de controle, que inclui pressões ambientais e valores e expectativas compartilhadas, mas especialmente a aplicação de regras, cuja violação implica penalidades.
Normas são expectativas gerais de caráter reivindicativo para todos aqueles que desempenham papéis em um sistema. Papéis, normas e valores compõem as bases da integração do sistema.
Identificados papéis, normas e valores