Gestão Compras
Este trabalho tem como objetivo discutir a importância da função “compras” para a redução de custos.
Apresenta-se o caso de uma grande empresa, que, ao longo de 14 anos, mudou a forma como era desempenhada a função “compras”, que passou a adquirir características de natureza mais estratégica.
A trajetória observada foi de uma função de gerenciamento de pedidos, agindo evento a evento, para o gerenciamento da cadeia de suprimentos, com o aumento da complexidade das atividades no setor, o que levou a um reposicionamento na estrutura hierárquica, principalmente pela potencial capacidade de se obterem reduções de custos nas aquisições, nos transportes, nos estoques e na armazenagem.
Instrumento importante na execução dessa política foi o foco no desenvolvimento de relacionamentos na cadeia de fornecimento, em ganhos de longo prazo pela constituição e preservação de uma rede de fornecedores, baseados em negociação e em acordos, ao invés da preocupação com os ganhos em cada operação individual de compra.
Palavras-chave: redes de relações entre empresas, relações fornecedor/cliente, gestão estratégica das compras. A GESTÃO ESTRATÉGICA DAS COMPRAS COMO POLÍTICA PARA REDUZIR CUSTOS
1. INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é colaborar para a compreensão do papel ocupado pelo setor de compras na diminuição dos custos, por meio do desenvolvimento e da consolidação de uma rede de fornecedores, contribuindo com a estratégia competitiva da empresa contratante, ou empresa líder, isto é, a empresa que se situa no topo da hierarquia de relações.
Para tanto, buscou-se identificar os objetivos e fatores envolvidos na decisão de formar e consolidar a rede, como meio de viabilizar a externalização de parte das atividades anteriormente desenvolvidas no interior da empresa contratante, e o papel desempenhado pelo setor de compras.
Há vários fatores envolvidos na opção