Livro da Marilena Chauí
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)
(Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)
Chaui, Marilena
Cultura e democracia : o discurso competente e outras falas I
Marilena Chaui. - 12. ed. - São Paulo: Cortez, 2007.
Bibliografia.
ISBN 978-85-249-1190-3
1. Cultura 2. Cultura popula{ 3. Democracia I. Título.
EDEMOCRACIA
discurso competente
O
06-0583
CDD-306.4
-321.8
E OUTRAS FALAS
índices para catálogo sistemático:
1. Cultura: Sociologia 306.4
2. Cultura popular: Sociologia 306.4
3. Democracia: Ciência política 321.8
128 edição
e~~
~~
26
CULTURA E DEMOCRACIA
21
flexão porque incessantemente reposta por suas práticas - não está no tem po, mas é tempo. Isto significa que a sociedade propriamente histórica não cessa de criar internamente sua diferença consigo mesma, pois o tempo não é senão criação da diferença temporal interna pela qual uma sociedade possui seu passado e visualiza seu futuro como seus outros. Produtora de sua alteridade, a sociedade propriamente histórica é aquela que não pode, senão sob a forma da violência e da máscara, repousar numa identidade fixa, onde se reconheceria a si mesma~ Justamente por isso nessa sociedade o fenômeno da ideologia ganha sentido concreto.
Crítica e ideologia*
Procurarei desenvolver minha exposição em três momentos, delimi tando, inicialmente, a noção de ideologia; em seguida, a noção de crítica enquanto contradiscurso; finalmente, examinando algumas categorias que considerarei ideológicas, tais como: objetividade, crise, organização.
Se acompanhamos as exposições de Marx em A ideologia alemã, dire mos que basta os homens tomarem consciência imediata do aparecer social para que surja a ideologia, desde que a divisão social do trabalho tenha operado a separação entre trabalhadores manuais e intelectuais, ou entre trabalhadores e pensadores. No entanto, no sentido forte do termo, a ideo logia só pode