Matematica Financeira TIR VPL
Módulo: 04
Atividade: Atividade Individual
TIR E VPL
Aluno: Fabiana Cristina Sander
Disciplina: Matemática Financeira
Turma: 90 - (MFPOS_T0293_0913)
Introdução
Um investimento, para a empresa, é um desembolso feito visando gerar um fluxo de benefícios futuros, usualmente superior a um ano. A lógica é a de que somente se justificam sacrifícios presentes se houver perspectiva de recebimentos de benefícios futuros. Hoje, em função da própria dinâmica dos negócios, as técnicas de análise de investimentos estão sendo usadas para avaliação de empresas, de unidades de negócios e para investimentos de porte.
Encontram uso também nas operações de curto prazo, como, por exemplo, nas decisões rotineiras sobre compras a vista versus compras a prazo.
O grande campo de aplicação das Técnicas de Análise de Investimentos, sem dúvida, ainda está associado ao processo de geração de indicadores utilizados na seleção de alternativas de investimentos e, mais recentemente, na avaliação de impacto desses investimentos de unidades de negócio.
A decisão de se fazer investimento de capital é parte de um processo que envolve a geração e a avaliação das diversas alternativas que atendam às especificações técnicas dos investimentos. Depois de relacionadas às alternativas viáveis tecnicamente é que se analisam quais delas são atrativas financeiramente.
É nessa última parte que os indicadores gerados auxiliarão o processo decisório.
Justificativa
Os indicadores de análise de projetos de investimentos podem ser subdividos em dois grandes grupos: indicadores associados à rentabilidade (ganho ou criação de riqueza) do projeto e indicadores associados ao risco do projeto.
Na primeira categoria estão os Valores Presente Líquido (VPL); o Valor Presente Líquido Anualizado (VPLa), a Taxa Interna de Retorno, o índice Benefício/Custo (IBC) e o Retorno sobre Investimento Adicionado (ROIA).
Na segunda categoria estão a Taxa Interna de