Matemática Financeira
Módulo: Unidade 4
Atividade: 2.2.2
Título: VPL e TIR
Aluno: Pedro Henrique Alves da Cunha
Disciplina: Matemática Financeira
Turma: 332
Introdução
Nesse estudo iremos demonstrar e analisar dois métodos que se fazem necessários para tomada de decisão sobre que investimento fazer, bem como indicar os prós e contras desses métodos.
Esse trabalho tem como objetivo evidenciar a importância da análise econômica financeira de investimentos, utilizando dois métodos: TIR (Taxa Interna de Retorno) e Valor Presente Líquido (VPL).
Justificativa
Entender o conceito de cada método é importante, pois através deles podemos identificar qual desses métodos é o mais indicado para ser utilizado na tomada de decisão de um projeto de investimento.
Desenvolvimento
VPL - Valor Presente Líquido
O VPL é a diferença entre o valor descontado do fluxo de caixa para a data do investimento inicial e o valor de um investimento inicial de um projeto. Para que um projeto seja considerado viável é necessário que ele tenha o VPL maior/igual à zero, pois assim geram retorno igual ou maior que o custo de capital. Quando algum projeto apresentar o VPL menos que zero considera-se que o seu retorno é inferior ao seu custo de capital tornando-se assim um projeto inviável, deixando de ser atrativo para se investir.
Fórmula para calcular VPL:
VPL = Valor - Custo
Valor =∑
VPL=∑
Vantagens do método VPL
O VPL pode ser aplicado em qualquer fluxo de caixa.
Informa se o investimento irá aumentar o valor da empresa.
É possível somar os VPLs de projetos individuais.
TIR - Taxa interna de retorno
TIR é a taxa de retorno que um projeto fornece a seu investidor. Esse método é utilizado para igualar o valor que é investido com os saldos finais do caixa. Se a TIR de um projeto é maior do que a taxa de custo do capital, devemos investir nesse projeto, pois tem como retorno uma taxa maior do que a taxa do custo do capital. Se o