Matematica fin.
Neste capítulo estão apresentados alguns dos conceitos de economia, finanças e estatística de uma forma simplificada, importantes para a melhor compreensão dos demais temas constantes no programa requerido para o exame de Certificação da ANBID, além de importantes também para o dia-a-dia do mercado financeiro.
Também serão apresentados neste capítulo conceitos e informações sobre Liquidação e Custódia, Benchmarks e Índices de Referência.
Nos demais capítulos, vários destes conceitos voltarão a ser mencionados.
1. Política Monetária: a Política Monetária é um dos dois principais instrumentos que o governo utiliza para influenciar o nível de produção e emprego e, principalmente, controlar a variação dos preços. Atualmente, o principal objetivo da política monetária tem sido o de manter a estabilidade de preços, ou seja, evitar a ocorrência de inflação ou deflação.
O Banco Central (BACEN) é o órgão do governo que tem a responsabilidade de implementar (executar) a política monetária . No Brasil usamos atualmente um modelo de política monetária chamado de Meta de Inflação. Neste modelo, o principal instrumento utilizado é a taxa de juros, que é determinada com vistas a cumprir a meta estabelecida para a inflação do ano.
Basicamente, o Banco Central tenta mudar o nível da taxa de juros real (que é a taxa de juros nominal descontada da variação da inflação do período). O aumento da taxa de juros real tende a levar a uma queda na atividade econômica e vice-versa.
O Banco Central pode também utilizar outros instrumentos de política monetária, que visam controlar a oferta de moeda na economia. Quando o Banco Central quer incentivar a atividade econômica, ele aumenta a quantidade de moeda (de liquidez) da economia. Quando quer restringir a atividade, ele reduz essa liquidez.
O governo faz política monetária atuando sobre o Mercado Financeiro de 3 formas básicas: operações de “mercado aberto” (open market), recolhimento de compulsórios e redesconto.