Matei
VIDRO:
O vidro é um produto inorgânico que possui características modernas e versáteis, permitindo total liberdade de utilização, sendo a única matéria prima 100% reciclável. A reciclagem do vidro vem se tornando uma prática em nossa sociedade. Atualmente, o Brasil já recicla suas embalagens produzidas, mas ainda é um número muito baixo comparado a outros países. Assim como outros materiais, se for rejeitado junto com outros resíduos, o vidro não se aproveita e nem se decompõe.
No entanto, a sua reciclagem é simples. A fabricação de uma tonelada de vidro reciclado evita a extração de uma tonelada de areia. Além disto, gasta-se menos de 32% de energia, 50% de água e evita em 20% a poluição atmosférica inerente ao processo de fabricação.
PLÁSTICOS:
O plástico é um material proveniente de resinas geralmente sintéticas e derivadas do petróleo. Com a reciclagem de plásticos poupa-se a extração de combustíveis fósseis que são esgotáveis. Ambientalmente o uso do plástico é considerado problemático pela sua alta durabilidade e grande volume na composição total do lixo. Quando depositados em lixões, apresentam risco pela queima indevida e sem controle, que pode resultar em emanações tóxicas na atmosfera. Quando colocado em aterros sanitários, esse material dificulta a compactação do material e prejudica a decomposição dos elementos biologicamente degradáveis.
PAPEL:
Estima-se que o Brasil perde mais de US$ 4 bilhões por ano por não aproveitar todo o material reciclável. A reciclagem do papel se torna um processo importante tanto pela preservação das árvores e diminuição dos problemas ambientais causados pela fabricação de papéis novos, quanto pelo aproveitamento dos papéis já utilizados que seriam jogados fora poluindo o meio ambiente. Com o papel reciclado também pode ser feito artesanato. Atualmente, existem