MATA DOS COCAIS
Localização:
Situada na região do nordeste brasileiro, entre a caatinga e o cerrado. Encontrado principalmente no norte dos estados do Maranhão e Piauí.
Clima e temperatura:
Equatorial úmido: Como clima deste bioma é o mais quente e chuvoso. A temperatura é de 20 a 40 graus e a pluviosidade acima de 2000 milímetros.
Tropical semi-úmido:Com mais de 65% do clima deste bioma tem influência ao Equatorial úmido, porém é um clima quente pelas correntes brasileiras e tem um menor precipitação, com uma pluviosidade entre 1000 a 2000 milímetros e uma temperatura de 23 a 36 graus.
Tropical semi-árido:Com 15% da ocupação do bioma é o clima mais seco, com precipitação entre 500 a 1000 milímetros e com uma temperatura de 25 a 40 graus.
Relevo:
Esta zona tem muitas formas de relevo, como a planície, as depressões, o planalto, a estrutura rochosa formada por rochas cristalinas (formada por cristais) e sedimentares.
A formação do solo é laterítica "formada com óxidos de ferro e alumínio", além das estruturas neossólicas "solos mal-formados" e argilosos. O solo deste bioma é rico em minérios como ferro, níquel, ouro, bauxita, diamante, alumínio, além da argila caulim.
Fauna e Flora:
A fauna é muito diversificada, tendo, porém, poucos mamíferos de grande porte. Ao nível do solo há poucos animais, vivendo a maioria nas copas das árvores: aves, macacos, insetos, etc. Nas água dos rios podem ser encontrados o boto, a ariranha e o tamanduá-bandeira.
Flora: As vegetações típicas da Mata dos Cocais são: babaçu, carnaúba, oiticica e buriti.
No extrato mais baixo da mata, encontramos diversas espécies de arbustos e vegetações de pequeno porte.
As folhas das palmáceas caracterizam-se por serem grandes e finas.
Produtos feitos a partir de palmeiras da Mata dos Cocais:
Babaçu: Biocombustível, óleo, ração, palmito
Buriti: Doces, óleo, produtos de beleza, artesanato
Carnaúba: Laxante, cera, componentes eletrônicos, produtos alimentícios, madeira, adubação
Oiticica: