Tecnologia Dos Materiais
SUPERCONDUTORES
Alunos: Larissa Silva R.A 135704
Matheus Estevam
Rafael S. B. Amadei 132790
Curso: Engenharia elétrica/Produção Turma: 5TTEEA/5TTEPA
Componente curricular: Tecnologia dos materiais
Professor: Adriano Hilário Data: 26/03/2014
Introdução
Na química a resistividade e a condutividade fazem parte das características dos materiais. Um material com alta resistividade possui a característica de se opor ao fluxo de elétrons (corrente elétrica). Assim, quando a corrente elétrica passa por um condutor ela perde energia, geralmente em forma de calor (efeito Joule). Já um material com alta condutividade é o oposto da resistividade. Enquanto um material resistivo se opõe a corrente elétrica, um material condutivo facilita o fluxo de elétrons. Ou seja, quanto mais resistivo um material, menos condutivo ele será.
Por volta de 1911, foram iniciadas pesquisas aonde fosse possível criar materiais supercondutores, ou seja, matérias com alta condutividade e resistividade nula. Neste trabalho, falaremos sobre esse tipo de material conhecido como, supercondutor.
Conceito de Supercondutividade
É uma classe de materiais que submetidos a temperaturas muito baixas, não opõem qualquer resistência ao fluxo de corrente elétrica. De forma distinta dos materiais comuns cuja resistência elétrica diminui paulatinamente ao baixar da temperatura, os supercondutores, uma vez alcançado o patamar crítico, de maneira abrupta, perdem toda a resistência.
Teoria da supercondutividade
Este efeito, descoberto pelo físico Heike Kamerlingh Onnes, em 1911 em Leinden, abriu um novo campo de estudo na Física. No princípio acreditava-se que a supercondutividade era um fenômeno termodinâmico, porém na verdade, é um fenômeno da física quântica.
Estes materiais se dividem em duas grandes categorias, os de baixa temperatura, que precisam ser refrigerados por gases como hélio alguns graus