Mata de Cocais
A Fauna da Mata dos Cocais esta sendo recuperada naturalmente.Na época de exploração na ditadura militar no Brasil facilitam a exploração degratória da região dos estados do Pará e Tocantins,além dos recursos da Caatinga. A Fauna é muito diversificada,tendo,porém,poucos mamíferos de grande porte.Ao nível do solo há poucos animais,vivendo a maioria nas copas das árvores:aves,macacos,insetos etc.Nas águas dos rios podem ser encontrados o boto,a ariranha e o acará-bandeira.
Flora:
A Flora da Mata de Cocais é composta de florestas tropicais e amazonenses secundários, ou, florestas “reconstituídas pós-desmatamento”. São muitas características destes biomas como: A Maioria das arvores do babaçu, carnaúba, oiticica, e buriti; A Biodiversidade de espécies de palmeiras, como o açaí; As Folhas das palmeiras são grandes e finas; Nas menores altitudes, são ricas em espécies nativas de arbustos.
Interesses Econômicos:
Os interesses econômicos da Mata de Cocais, está na produção de cestos, extraído das árvores de Carnaúba e Babaçu.Redendo muito lucro.
Problemas Ambientais:
O desmatamento é prejudicial em todos os aspectos e é também um dos grandes problemas.Embora aproveitada, em parte, de maneira ordenada por projetos comunitários sustentáveis, a Mata de Cocais também é seriamente ameaçada pela ampliação das áreas de pecuária.
Atividades Econômicas:
-Carnaúba
O mais importante fator de renda para os extrativistas é a cera extraída das folhas, que é utilizada na fabricação de cosméticos, ceras industriais e domésticas, graxas, lubrificantes, discos, filmes fotográficos, papel carbono e outras aplicações. -Babaçu:
Representa o babaçu uma grande e importante fonte de recursos no campo do extrativismo vegetal, em especial no Estado do Maranhão, pois o óleo extraído de suas amêndoas é muito utilizado em diversas