Matas de cocais
Biomas são as comunidades biológicas,ou seja,as populações de organismos da fauna e da flora interagindo entre si e interagindo também com o ambiente físico chamado biótopo. Bioma é uma unidade biológica ou espaço geográfico caracterizado de acordo com o macroclima,a fitofisionomia ( aspecto da vegetação de um lugar),o solo e a altitude específicos.Alguns,também são caracterizados de acordo com a presença ou não de fogo natural.A palavra bioma (de bios=vida e oma=grupo ou massa) foi usada pela primeira vez com o significado acima por Clements (ecologista norte americano) em 1916.Segundo ele a definição para bioma seria, “comunidade de plantas e animais,geralmente de uma mesma formação, comunidade biótica”. Ecótono (ou ecótone) é definido,de acordo com a resolução CONAMA (1944), como “zona de contato ou transição entre duas formações vegetais com característica distintas”. De forma geral pode-se dizer que é região situada na transição de dois ou mais biomas,de forma que a Mata dos Cocais é um exemplo claro de ecótono.
Localização
A mata dos cocais abrange os estados do Maranhão,Piauí,Ceará e setentrional do Tocantins, área conhecida como meio-norte”, podendo também serem encontradas formações características desse ecótono na Bahia. Ainda por FARIA,”a Mata de Cocais faz a transição entre a Caatinga,típica do nordeste,a floresta amazônica,típica da região norte,e o cerrado,mais ao sul”,uma vez que está localizada bem no meio destes importantes biomas.
Fatores Ambientais
Nas regiões onde ocorre a mata dos Cocais o clima varia desde o equatorial úmido até o semi-árido.Ainda de acordo com a mesma fonte, as localidades com o clima mais úmido são o Maranhão,norte do Tocantins e o oeste do Piauí,onde ocorre a proliferação do babaçu.A carnaúba é o vegetal que predomina nas áreas mais secas,que se dão a leste do Piauí. Partindo da informação que Carnaúba só se desenvolve em solos argilosos,aluviões e