Mata dos Cocais
Localização
A mata dos cocais é uma área botânica das mais características do Brasil. É uma pequena área que ocupa 3% do território brasileiro, é uma faixa de transição situada entre a Amazônia e o sertão nordestino.
Cobrindo áreas no Maranhão, Piauí, Ceará e no norte de Tocantins.
Clima
O clima varia de acordo com a região, sendo super-úmido a oeste e semi-árido a leste. O índice pluviométrico (chuvas) é elevado, entre 1.500 mm a 2.200 mm anuais, com regime de chuvas constantes, durante seis meses no ano; já a temperatura média anual é de 26 °C.
Esse ecossistema tem diferenças de clima, via estar a três tipos de climas: Equatorial úmido, Tropical semiúmido e Tropical semiárido.
Vegetação
As vegetações típicas da Mata dos Cocais são:
Babaçu, em maior quantidade: do qual se aproveita tudo, as folhas para fazer esteiras, cestos, abanadores, cobertura de casas; a madeira, para construção e para queimar nos fornos e fogões; o broto, que fornece palmito, o coco, que tem múltiplas aplicações, como fabricação de óleos vegetais, lubrificantes especiais, cosméticos entre outros.
Carnaúba, a cera de suas folhas é usada na fabricação de cosméticos. Também têm amplo uso a madeira e a palha, depois de retirada a cera. (a carnaúba é uma árvore endêmica que pode alcançar aproximadamente 20 metros de altura)
Buriti, que fornece frutos comestíveis dos quais se extraem óleo vegetal, uma inflorescência (peça florífera em que há mais de uma flor) da qual se obtêm refrescos e bebida alcoólica; folhas, que servem para cobertura de casas e a fabricação artesanal de cestos, esteiras e chapéus.
Oiticica, que é utilizada na fabricação de bicombustíveis, produtos de beleza e higiene.
Fauna
A fauna é muito diversificada, tendo, porém, poucos mamíferos de grande porte. Ao nível do solo há poucos animais como arara-vermelha, cobras, gambás, lagartos, mas a maioria vive nas copas das árvores: aves, macacos, insetos, etc. Nas águas dos rios podem