Mat aplicada
Este trabalho apresenta os resultados de análises fitossociologicas, solo e serapilheira em três parcelas de 10x10m na ilha do Arapujá, localizada as margens do Rio Xingú no município de Altamira - Pará. A área estudada apresenta grande quantidade de indivíduos das familias Fabaceae e Myrtaceae.O solo encontrado na região estudada é classificado como neossolo flúvico, caracterizando assim, uma baixa quantidade de nutrientes. A serapilheira apresentou-se em uma quantidade relativamente baixa que conseqüentemente influencia nas espécies que se apresentam nesta localidade.
INTRODUÇÃO
O estudo apresentado foi realizado na ilha do Arapujá, situada no município de Altamira, localizada no oeste do Pará. Altamira fica distante 512 km em linha reta, da capital do Estado, Belém, ou 820 Km pela via rodoviária rota de Tucuruí estado do Pará, Brasil. Localização da área estudada Nesta área é notável a dominância da floresta Amazônica, onde a parte da ilha estudada situa-se em terra firme, à margem do rio Xingú, caracterizando assim a morfologia das espécies arbóreas e a fisiologia do solo, que é classificado como Neossolo Flúvico.
Foi observado que na área de estudo teve a ocorrência de alterações provocadas pela ação humana, isso é notável pela deposição de lixo, compactação do solo e a presença de espécies pioneiras.
A mata de terra firme tem inúmeras adaptações à pobreza em nutrientes dos seus solos argilosos e podozólicos. As árvores que a compõem são capazes de se abastecer com nitratos através de bactérias fixadoras de nitrogênio, que estão ligadas as suas raízes.
A serapilheira (formada por folhas e outros detritos vegetais que caem ao solo) é reciclada rapidamente pela fauna rica de insetos, especialmente besouros, formigas e cupim.
Os estudos de ciclagem de nutrientes permitem estimar os estoques de nutrientes presentes nos compartimentos dos ecossistemas e as transferências entre eles. Além disso, podem retratar as estratégias das comunidades para