Mastoides
*Incidências*
Oblíqua Axial Lateral (Método de Law Modificado)
Oblíqua Axial Lateral (Método de Stenvers)
AP Axial (Método de Towne)
Axial Lateral (Método de Schüller)
Oblíqua Axial Lateral (Método de Arcelin e Stenvers Invertidos)
Oblíqua Axial Lateral (Método de Mayer ou Modificado de Owen)
*Anatomia*
*Patologia*
Mastoidite aguda:
Uma infecção bacteriana do processo mastóide que pode determinar destruição óssea. As células da mastóide são substituídas por um abscesso preenchido por liquido, que pode levar a uma perda progressiva audição. A TC mostra o abscesso preenchido por liquido substituindo as células aéreas da mastóide.
Exames radiográficos mais comuns:
Rotina radiológica para a mastóide, TC e RM.
Sintomas:
Ocorrem após duas ou mais semanas de um caso de otite média aguda. Dessa maneira a infecção se espalha e as áreas internas da apófise mastoide vão se destruindo, com isso é provável a formação de um abscesso no osso, fazendo assim com que a pele que tem função de recobrir osso mastoide se torne inchada, dolorida e vermelha. O ouvido externo se desloca para um dos lados e fica mais rebaixado. Outros sintomas que podem ocorrer são dores de cabeça, desconforto no ouvido, dores no ouvido, irritabilidade, secreção e febres que surgem abruptamente. Embora não seja grave, pode se tornar complicada sem o devido tratamento. Às vezes e preciso internação, pois pode ser difícil atingir a profundidade necessária para chegar ao osso mastoide.
Tratamento da mastoidite:
Tratamento cirúrgico e com uso de antibióticos. Uma mastoidite tratada errada pode acarretar surdez, infecção do sangue (sépsis), meningite, abscesso cerebral ou morte. Assim se a antibioticoterapia não resolver e houver um abscesso no osso, ele devera ser drenado cirurgicamente.
Prevenção:
Boa higienização dos ouvidos, ou seja, o uso de gaze ou toalha utilizada diariamente para limpeza. Evitando internamente cotonetes, pois podem